E-mail

oficialmoreiranet@gmail.com

WhatsApp

44 9 9155 - 0199

QNET Outubro
FIQUE ATENTO

Tratamento natural para formigamento

Algumas plantas podem ser utilizadas para melhorar a circulação do sangue

02/07/2020 14h29Atualizado há 4 anos
Por:
Fonte: TuaSaúde

Para tratar naturalmente o formigamento, pode ser recomendado adotar estratégias para melhorar a circulação sanguínea, ter uma alimentação saudável e variada para combater a falta de vitaminas, controlar a diabetes quando esta é uma das causas do formigamento e sensação de agulhadas em certas partes do corpo. 

Indicamos aqui algumas opções de tratamentos naturais que podem ser adotados para combater este sintoma, mas em todo caso é importante descobrir a causa do formigamento, para que o tratamento seja direcionado para isso, e ter o efeito esperado. Uma das causas mais comuns de formigamento é a má circulação sanguínea e a pressão direta sobre o nervo do braço ou perna, mas existem outras causas mais graves como diabetes, esclerose múltipla ou hérnia de disco. 

 
Tratamento natural para formigamento

5 Formas naturais de combater o formigamento no corpo

As opções naturais que indicamos a seguir são excelentes para combater o formigamento ligeiro e passageiro, causando pela má circulação sanguínea ou compressão do nervo. São elas: 

1. Exercícios

Praticar atividade física regularmente, como caminhada, corrida, musculação ou hidroginástica, ajuda no combate ao formigamento porque melhora a circulação sanguínea. É necessário ter 30 minutos diários de atividade física de média intensidade ou 3 horas semanais para alcançar este benefício, o tipo de atividade não é o mais importante, mas deve-se praticar exercícios aeróbicos, como corrida ou bicicleta, e também exercícios de fortalecimento muscular.

2. Alongamentos

Os exercícios de alongamento devem ser realizados sempre após a prática de atividade física, mas também podem ser realizados diariamente ao acordar, ou antes de ir se deitar. Eles aumentam a flexibilidade corporal, aliviando a tensão nos nervos periféricos, e também reduzem o estresse e a ansiedade, melhorando a qualidade de vida. 

3. Massagem

Massagear o membro dormente ou que está formigando, com um creme ou gel que promova o aquecimento da área, é uma boa forma de eliminar rapidamente esse desconforto. As pomadas que contém capsaicina ou mentol são indicadas por serem fáceis de encontrar nas farmácias e não precisam de receita médica para serem adquiridas. Esfregar rapidamente a região é a técnica mais indicada para alívio da neuropatia periférica. 

4. Alimentação

Os alimentos mais indicados são aqueles que melhoram a circulação sanguínea e que combatem a retenção de líquidos. Bons exemplos são as frutas cítricas, como laranja, kiwi, abacaxi, beterraba, limão e iogurte. Os alimentos anti-oxidantes e anti-inflamatórios também são indicados, como castanhas, salmão, alho e cebola. Quando o formigamento é causado pela falta de vitaminas é recomendado o consumo de vitaminas A, B e D. 

Algumas plantas podem ser utilizadas para melhorar a circulação do sangue e prevenir os sintomas de cãibras e formigamento, como carqueja e dente-de-leão, que podem ser usadas em forma de chá, e também a pimenta caiena, que pode ser usada como tempero das carnes, por exemplo. Além disso, também recomenda-se evitar o consumo de sal em excesso e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. 

5. Acupuntura 

A acupuntura reequilibra as energias e melhora a circulação sanguínea da região tratada, e por isso também pode ser indicada para combater o formigamento. Como esse tipo de terapia alternativa também é capaz de combater a dor, quando esta encontra-se presente, pode ser uma solução. 

Quando ir ao médico

Na maior parte das vezes o formigamento não é grave, nem representa nenhum problema de saúde urgente, sendo aliviado com as estratégias acima. No entanto, como a neuropatia periférica, que é o nome científico do formigamento no corpo, possui diversas causas se este sintoma for frequente é recomendado ir ao médico clínico geral para investigar suas causas e iniciar o tratamento adequado. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.